Aneurisma Cerebral

Aneurisma cerebral

é a doença na qual um segmento de vaso sanguíneo, quase sempre de uma artéria, encontra-se anormalmente dilatado no cérebro. A dilatação é causada, em geral, por uma falha muscular da parede de uma artéria, O tamanho de um aneurisma cerebral pode variar assim como sua configuração.

Considerado  perigoso, pois caso romper-se produz hemorragia , lesando ou comprimindo importantes estruturas do cérebro. .

Os aneurismas, na maioria dos casos, não geram qualquer tipo de sintomas até a sua ruptura e sangramento. Ao romper-se no interior do crânio produz hemorragia, esta pode ser distribuída entre as cavidades anatômicas existentes e desenvolver hemorragia subaracnóidea, que a sua vez pode produzir AVC I (acidente vascular isquêmico) e secundariamente ao vasoespasmo, AVCH (acidente vascular hemorrágico) dentro de um lobo cerebral com aumento da pressão intracraniana, lesando ou comprimindo importantes estruturas do encéfalo, podendo ocasionar a morte.

fatores de risco.

Embora seja principalmente de origem congênita, o aneurisma cerebral tem como fator de risco:

• Idade avançada.

• Tabagismo.

• Hipertensão.

• Dislipidemia (gordura no sangue).

• Consumo de álcool em excesso.

Estima-se que 2% das pessoas tenham algum tipo de aneurisma cerebral, mas apenas algumas terão rompimento das artérias, e isso ocorre principalmente depois dos 40 anos de idade. Quando há a ruptura, no entanto, as taxas de óbito são de aproximadamente 50%.

Sintomatologia:

Procure imediatamente um médico caso sinta:

• Dor de cabeça súbita acentuada (“pior dor de cabeça de sua vida”);

• Perda ou alteração no nível de consciência súbita;

• Rigidez no pescoço;

• Súbita presença de visão dupla ou borrada;

• Súbita dor acima ou atrás dos olhos ou dificuldade para enxergar;

• Súbita dificuldade para andar ou tontura;

• Súbita fraqueza e alteração de sensibilidade;

• Sensibilidade à luz (fotofobia);

• Convulsões;

• Queda da pálpebra.

Endovascular (embolização) ou Microcirúrgico (clipagem)

Embolização