Cervicobraquialgia

A cervicobraquialgia caracteriza-se por uma dor cervical com irradiação para ombros e/ou membros superiores. As ramificações nervosas que emergem da coluna cervical são responsáveis por inervar uma determinada área do nosso corpo chamado de dermátomos. Os nervos possuem ramificações que se estendem para os ombros, cotovelos, antebraços, mãos, dedos e para a cabeça e quando estimulados seja por compressões, trauma ou processos inflamatórios locais, causam dor local e irradiada.

Os processos degenerativos (artrose), metabólicos (osteoporose), posturais ou afecções em que haja compressão nervosa (hérnias de disco), geram um processo inflamatório na região do cervical que pode acometer um determinado nervo ou ramo nervoso levando além da dor cervical, a dores irradiadas para a região em correspondente ao nervo estimulado (por exemplo, uma inflamação ao nível de C6  poderá irradiar dores no dedo polegar e o indicador e ao nível de C3 poderá causar fortes dores de cabeça.) Normalmente as dores irradiam apenas para um membro, a não ser que haja uma compressão muito grande tipo uma hérnia de disco em um grau acentuado poderá causar irradiações nos dois membros.

O diagnóstico é feito após anamnese e exame físico adequados e podem ser solicitados exames complementares como radiografias simples da coluna cervical e ressonância magnética da coluna cervical.

O tratamento envolve repouso relativo, uso de medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares; fisioterapia  e/ou osteopatía, com o intuito de reduzir a dor e a inflamação. Em casos rebeldes ao tratamento clinico devera ser levantada a possibilidade de tratamento cirúrgico e realizar nova investigação.