Hidrocefalia de Pressão Normal

H.P.N

Hidrocefalia Pressão Normal ou Hidrocefalia do Idoso, também denominada síndrome de Hakim-Adams é um tipo de hidrocefalia adquirida (comunicante) no qual os ventrículos estão aumentados, porém não ocorre aumento da pressão intracraniana como observamos na outras modalidades, sendo mais comum em idosos. Podendo ser resultado de trauma ou doença, mas as causas ainda não são bem descritas.

Sua suspeita clínica se baseia em pacientes adultos com a triada: dificuldade na marcha/síndrome demencial e incontinencia urinaria. Logicamente que existem outras doenças que podem apresentar-se com sintomatologia semelhante, assim deverão ser investigadas e descartadas.

Entendamos a doença

A hidrocefalia ocorre quando o líquido cefalorraquidiano (liquor), que circula pelo cérebro  não consegue ser reabsorvido. Normalmente, há cerca de 250 ml desse líquido circulando e sendo reabsorvido pelo cérebro de um indivíduo adulto, quantidade que se refaz em média três vezes por dia.

A grande maioria das ocorrências de hidrocefalia se apresenta em adultos idosos,  está associada à incapacidade do cérebro de reabsorver adequadamente o liquor, por razões ainda desconhecidas e conjuntamente o cérebro perde sua elastância caraterística, assim quando aferida a pressão intracraniana encontramos resultados normais, porem com ventrículos dilatados. Esta è denominada Hidrocefalia de Pressão Normal Idiopática - HPNI (sem causa definida), porque apesar do aumento dos ventrículos, a pressão do liquor é normal.

Diagnóstico

Exames de Imagem como RNM (ressonância Nuclear Magnética/ TC (tomografia), estudo dinâmico do fluxo liquorico ou Ventriculocisternografia isotópica (com material radioativo), podem alcanzar fazer o diagnóstico porem não oferecem a resposta adequado do paciente ao tratamento.

O TAP TEST é um exame para diagnóstico diferencial da Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN). O teste tem como principal função auxiliar na confirmação diagnóstica e prognostica da HPN. O exame consiste em duas etapas principais:

Primeira Etapa: Avaliação Fisioterapêutica, onde são realizados testes de desempenho de marcha do paciente.
Avaliação Neuropsicológica, direcionada a avaliação das capacidades cognitivas (memória, rapidez perceptivo-motora e habilidade viso-construtora.
Punção Lombar: Retirada de 30 a 50mL de liquor.

Tratamento

DVP (Derivação Ventrículo Peritoneal) podendo ser estas proteses, pre-programadas, auto-programáveis ou programáveis.