Rizotomia Percutanea

Técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna em que se empregam ondas de radiofrequência para o tratamento da articulação dolorosa da coluna (a articulação interapofisária, conhecida como articulação zigoapofisária ou articulação facetária).

A causa mais freqüente de uma articulação facetária dolorosa na coluna é a  artrose facetária (deformação articular).

A artrose facetária pode corresponder a uma sobrecarga mecânica das articulações interapofisárias ou processo inflamatorio cronico.

Isto pode ser o resultado de discopatia, por degeneração discal.

A artrose facetária faz parte do processo degenerativo (envelhecimento) da coluna vertebral.

Os sintomas de uma articulação facetária dolorosa na coluna são a lombalgia, e a dor que pode descer para nádegas e coxas.

Normalmente esta dor não desce abaixo do joelho, o que seria mais característico em casos de dor radicular (compressão de nervo).

A técnica rizotomia percutânea por radiofrequência é procedimento relativamente simples, minimamente invasivo, percutâneo (não requer corte), e a pessoa normalmente retorna para casa no mesmo dia.

Para alivio ser mais duradouro poderá ser realizado infiltrações na região, caso necessidade.

Com a técnica adequada da RIZOTOMIA PERCUTÂNEA POR RADIOFREQUÊNCIA, os pacientes podem apresentar um alívio significativo da dor por aproximadamente 6 a 12 meses na coluna lombar ou 1 a 2 anos na coluna cervical.

Tempo de internação 24 h.