Sindrome do Canal Ulnar

Sind. do Canal Ulnar

A síndrome do túnel cubital ou ulnar é uma doença que se caracteriza pela compressão do nervo cubital  a nível do cotovelo, originando uma neuropatia cubital.  Manifestando-se por sintomas sensitivos, como adormecimento a nível da região cubital (interna) da mão.

Causas:

As causas mais frequentemente identificadas são:

Compressão direta do nervo a nível do cotovelo pelo posicionamento do braço ou pelo espessamento das estruturas à volta do nervo.

Estiramento do nervo pelo posicionamento prolongado do cotovelo em flexão , que origina diminuição da área do túnel e aumento da pressão no seu interior;

Sequelas de trauma do cotovelo;

Artrose do cotovelo;

Alterações metabólicas (ex: diabetes).

Sintomas e diagnóstico:

O diagnóstico do síndrome do túnel cubital é essencialmente clínico. A sintomatologia permite  fazer o diagnóstico na maior parte das situações, porem não devemos abrir mão de métodos diagnósticos radiológicos e neurofisiológicos.

Queixa principal amortecimentos ou formigamentos na região interna da mão.

À medida que a situação agrava, os doentes começam a referir fraqueza da mão, uma vez que o nervo cubital é o principal responsável pela inervação da musculatura intrínseca da mão. Em casos graves ou de evolução arrastada, pode existir atrofia marcada dos pequenos músculos da mão e músculos da região cubital do antebraço.

A eletromiografia e os estudos de condução nervosa são exames que podem ajudar não só a confirmar o diagnóstico, mas também a localizar o nível de compressão e excluir outros locais de compressão ou outras patologias.

O tratamento conservador é geralmente o procedimento de primeira escolha,

Este tratamento deve começar com o uso de anti-inflamatórios não esteroides e a modificação da atividade, em que os doentes devem evitar posições e atividades que combinam flexão do cotovelo e pressão no nervo, tais como, falar ao telefone, apoiar o cotovelo fletido, dormir sobre o braço e com o cotovelo fletido.

O uso de uma tala noturna que mantém o cotovelo em extensão pode ser uma opção em alguns casos. Existem ainda ortóteses que protegem o nervo da compressão direta e que podem ser usados durante o dia todo.

A fisioterapia também pode ser útil e deve incluir exercícios de alongamento muscular e deslizamento nervoso.

Cirurgia no síndrome do túnel cubital

O tratamento cirúrgico e um método seguro e eficaz, podendo ser considerado de baixo risco .