Sindrome do Tunel Do Carpo

Síndrome do Tunel do Carpo

é uma condição causada pela compressão do nervo mediano no ponto em que passa pelo túnel carpo do pulso. Os sintomas mais comuns são dor, falta de sensibilidade, formigamentos nos dedos polegar e indicador principalmente. Os sintomas geralmente começam-se a manifestar de forma gradual e durante o período noturno.  Em alguns casos apresenta dor no membro superior todo. Ao longo do tempo observamos piora da sintomatologia, comprometendo a força, principalmente a pinça da mão, podendo deixar cair os utensílios ou outros objetos do dia a dia.

Existem fatores de risco como obesidade, trabalho repetitivo manual, microtraumas (martelo pneumático), gravidez e artrite reumatoide. Doenças como hipotireoidismo aumenta o risco de apresentação.  No caso de coexistir diabetes mellitus ou outras doenças metabólicas, pode piorar o quadro progressivo da doença.

Na suspeita clínica, após ter realizado exame clínico rudimentar e levantado histórico do paciente, podemos realizar exames complementares como:

• Laboratório completo

• ENMG (eletroneuromiografia)

• RNM (ressonância Magnética) da coluna cervical e do pulso

• fisioterapia

• Tala / imobilização

• Infiltração regional

•  Anti-inflamatórios não esteroides

Cirurgia

Este último procedimento está indicado ao observar que não obtemos boa evolução do quadro clínico, realizado para evitar comprometimento mais extenso de perda da musculatura da mão por denervação crônica.